Otologia:

Diagnóstico e tratamento das doenças dos ouvidos como as otites, colesteatoma, perdas auditivas/surdez, zumbido etc. Os tratamentos cirúrgicos como Timpanoplastias (correção da perfuração do tímpano), Timpano-mastoidectomias (remoção de colesteatomas e otite média crônica), Estapedotomias (tratamento da otosclerose), Próteses implantáveis (como implante coclear) e outros aqui se enquadram.

Otoneurologia:

Transtornos do equilíbrio, como as popularmente denominadas “labirintites” (síndromes vestibulares). Seu diagnóstico diferencial, exames complementares relacionados e tratamentos.

Eletrofisiologia da audição:

exames como Potenciais Evocados de Tronco Encefálico (PEATE/BERA) e outros, que são de grande importância no diagnóstico dos casos de perda auditiva, zumbido e tontura.

Rinologia:

Doenças das fossas nasais e seios paranasais ( “ nariz e seios da face”), como as rinites (alérgicas e não-alérgicas), “sinusites”, desvios do septo nasal, hipertrofia de cornetos, tumores, poliposes e outros. O otorrinolaringologista atua no diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico. O uso de novas tecnologias como endoscópios acoplados a câmeras HD hoje nos permite o tratamento endoscópico minimamente invasivo na grande maioria dos casos. Cabe aqui também citar a realização de exames ambulatoriais como a Video-Endoscopia Naso-Sinusal rígida ou flexível (“Endoscopia Nasal”e “Nasofibroscopia”).

Cirurgia de base de crânio:

De forma multidisciplinar (frequentemente em conjunto com Neurocirurgião) e com uso de novas tecnologias, aqui o especialista atua na correção de fístulas liquóricas e ressecção de tumores da base do crânio, como nos tumores de hipófise e estesioneuroblastomas.