Endoscopia nasal rígida

Utilizada para examinar “por dentro do nariz” desde o vestíbulo nasal até a rinofaringe (cavum). Permite detectar desvios do septo nasal, hipertrofia de cornetos, presença de hipertrofia de tonsila farínge (adenóide), presença de pólipos nasais, presença de secreções ou anormalidades próximas aos óstios de drenagem dos seios da face, presença de pontos de sangramento no nariz (epistaxe).

O procedimento é realizado com o paciente sentado, com postura ereta, sem necessidade de anestesia geral. É um exame rápido (em torno de 30-40 segundos cada fossa nasal), existe um grau de desconforto que pode ser amenizado com uso de cotonóide de algodão embebido em solução anestésica que é posicionado nas narinas por aproximadamente 1 minuto. Se o paciente sente-se seguro e é bem orientado pelo médico o exame transcorre sem traumas.

Outros exames oferecidos no consultório: - audiometria tonal e vocal - imitanciometria - audiometria comportamental - audiometria de altas frequências - avalização do processamento auditivo central